Evolução Inteligente

sábado, 2 de outubro de 2010

Aprenda a manter a carreira em evolução

Hoje, quem compete no mercado de trabalho investe por conta própria na formação,negocia seu talento com mais desenvoltura e assume responsabilidade pelo seu plano de carreira.

Dicas para assumir a responsabilidade pelo seu plano de carreira:

1) Invista no autoconhecimento _ A parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo, reconhecer seus valores e ter conhecimento de seus talentos (importância do Coaching.Caso contrário, o profissional poderá cair em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos. Outros riscos da falta de conhecimento próprio são a perda de foco e a visão limitada das possibilidades.

2) Explore todas as oportunidades _ Boa parte das pessoas ainda se limita a orientar as suas carreiras apenas considerando o organograma e plano de cargos e salários da empresa em que atua. Procure explorar oportunidades dentro e fora da empresa em busca de tendências e de opções alinhadas com seus objetivos.

3) Seja estrategista e crie objetivos que dependam de você _ É imprescindível ter metas definidas com prazos para serem alcançadas (Coaching). Sugiro que tenha como objetivo principal algo que dependa única e exclusivamente de você. Responda a pergunta: Como posso estar mais realizado profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos?. Em seguida, trace objetivos secundários relacionados a etapas de ações a serem alcançadas durante o plano de carreira.

4) Foque na ação para alcançar a realização _ Os objetivos definidos serão possivelmente alcançados quando você traçar um plano de ação consistente. Crie minimetas para serem alcançadas e especifique quais serão os indicadores de sucesso.

5) Monitore, comemore e mude se for preciso _ Revise constantemente seu plano de carreira e verifique se os indicadores de sucesso estão sendo alcançados. Em caso positivo,comemore. Esteja aberto aos resultados e,se for preciso,mude.

By Carlos Cruz