O que é um Mapa Mental?
É uma ferramenta definitiva para organizar o pensamento. Melhora o processo de anotar e organizar idéias, de maneira a ampliar a criatividade.E é absolutamente simples e efetiva!
Com um mapa mental você pode criar, melhorar e integrar suas idéias, assim como agregar idéias de terceiros.
Qual era a pergunta mesmo? Sobre o que eu estava falando?
Quando uma confusão mental acontece em ambiente informal é até legal. Geralmente engraçado. Mas quando um esquecimento ou confusão mental ocorre durante uma palestra, Péssimo hein?
Em qualquer tarefa, pode ser qualquer objetivo ou plano, também é comum:
•Ter uma boa idéia e esquecer
•Complicar uma idéia simples
•Não conseguir ser criativo
•Limitar uma idéia apenas a sua opinião
•Demorar para fazer planejamento
•Ter idéias desconexas e desordenadas
•Saltar passos importantes
•Repetir tarefas desnecessariamente
•Corpo no automático enquanto a mente pensa
Algumas idéias tornam-se tão complexas que literalmente falta memória para conectar tudo. Como resolver isso?
O mapa mental é uma técnica que melhora o processo de anotar e organizar idéias, de maneira a ampliar a criatividade.
Foi sistematizado pelo inglês Tony Buzan no fim dos anos 60 e é utilizado hoje por milhões de pessoas para:
•Compreensão e solução de problemas
•Memorização e aprendizado
•Criar manuais, livros e palestras
•Auxílio na gestão estratégica de empresas
•Concatenar idéias de diferentes fontes
•Gestão de informações
•Gestão do conhecimento
•Gestão do capital intelectual
Um mapa mental pode ampliar a criatividade utilizando principalmente duas técnicas:
•Promovendo a utilização dos dois lados do cérebro
•Possibilitando a integração de opiniões de terceiros
•Como fazer um mapa mental
Mapas mentais partem de uma idéia central, a qual é desenhada. A partir dela são irradiadas as informações relacionadas, representadas por uma palavra chave e/ou imagens. Simples assim. IMAGINAÇÃO E ASSOCIAÇÃO
*****Sete Passos para elaborar um Mapa Mental:
1.Comece no CENTRO de uma folha de papel em branco virada de lado. Começar no centro dá ao cérebro a liberdade de se expandir em todas as direções e de se expressar com mais liberdade.
2.Use uma imagem ou figura como idéia central. Uma imagem vale mais que uma palavra e o ajuda a usar a sua imaginação, manter o foco, concentração e inibe a dispersão do cérebro.
3.Use cores no processo. As cores são excitantes para o cérebro quanto as imagens. Cores acrescentam vibrações e vida ao seu Mapa Mental, fornece energia ao Pensamento Criativo.
4.Ligue as ramificações principais à imagem central e uma os ramos secundários e terciários aos primários e secundários e assim por diante. O cérebro trabalho por ASSOCIAÇÃO. Ligando os ramos, você compreenderá e lembrará com mais facilidade.
5.Desenhe ramos Cursos, não em linha reta. Linhas retas entendiam o cérebro. Ramos curvos, orgânicos, como os galhos das árvores, são mais atraentes e estimulantes para os olhos.
6.Use uma ÚNICA PALAVRA-CHAVE por linha. Sozinhas as palavras dão mais força e flexibilidade ao Mapa Mental. Cada palavra ou imagem sozinha é como um multiplicador, gerando sua própria série especial de associações e Conexões.
7.Use imagens do início ao final. Cada imagem, como a figura central, também vale mais que muitas palavras. 10 imagens equivalem a 10.000.000 palavras anotadas.
Evolução Inteligente
sábado, 4 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Jim Collins - Tendências sobre Gestão- revista Veja
Revista Veja ( 1/12/2010) publicou entrevista com Jim Collins, um dos maiores pesquisadores sobre tendência de gestão no mundo e considerado o herdeiro direto de Peter Drucker. Nessa entrevista ele fala sobre: crise, empreendedorismo, Brasil, liderança e empresas que dão certo.
Autor de vários livros sobre management e mais recentemente escreveu "Como as gigantes caem", já vendeu mais de 6,5 milhões de livros ao longo da sua carreira e cobra 60.000 dólares por 45 minutos de palestra. Dos cerca de vintes convites que recebe para ministrar palestra, geralmente aceita um.
As principais reflexões do autor na entrevista concebida a Revista Veja e que tem como objetivo refletirmos sobre o futuro do management.
1. SOBRE CRISE E CAPITALISMO
"Existem várias forças que contribuem para a instabilidade. O mundo está mais complexo e mais interdependente. As empresas não são as únicas forças globalizantes (p.21)."
"Temos ainda a marcha contínua da mudança tecnológica na medicina, na eletrônica, na bioengenharia, na computação, criando coisas que nem imaginamos (p.21)."
Empreendedores brasileiros:"Fiquei impressionado com a naturalidade e o relativo conforto com que eles lidam com incerteza, tratando-a não como exceção. mas como um dado da vida (p.24)".
Empreendedorismo brasileiro:"mas o que me chamou atenção foi a RESILIÊNCIA deles, como se nunca entrassem em pânico... (p. 24)."
"A INCERTEZA É ESTRESSANTE, MAS NÃO PODE SER PARALISANTE (p.22)."
Finaliza essa parte dizendo "há outro aspecto relevante que faz Índia e Brasil sobressaírem no cenário mundial, a CRIATIVIDADE (p. 24)."
2. SOBRE EMPREENDEDORISMO & LIDERANÇA
"a autoconfiança [primeira característica do empreendedor] não deve ser confundida com a do Super-Homem... falo como sinônimo da FÉ INABALÁVEL de que as coisas vão dar certo, e não do sujeito que se julga capaz de superar qualquer obstáculo (p.25)."
"O Paradoxo de Stockdale [em homenagem ao oficial americano que passou anos em campos de concentração] nos ensina que, de um lado, é preciso ENCARAR OS FATOS, as DIFICULDADES, sem rodeios. Por outro lado, é preciso ter FÉ ABSOLUTA, férrea, de que os obstáculos serão superados (p.25)."
"A autoconfiança é essa combinação de reconhecer a dureza da realidade e conjugá-la com uma fé de Churchill [ex-primeiro ministro do Reino Unido durante a segunda guerra mundial] (p. 25)."
Empreendedores "não confunda sua empresa com seu produto. A maioria dos seus produtos não vai decolar, mas isso não deve selar o destino de sua empresa (p. 25)." Exemplos:
A) A SONY - Logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1946, começou a funcionar nas ruínas de um prédio bombardeado em Tóquio, e seu primeiro produto foi uma panela elétrica para fazer arroz. Não deu certo, mas empresa seguiu em frente (p. 25)."
B) HEWLETT-PACKARD (HP) - Seus primeiros 08 (oito) produtos não funcionaram.
C) Os primeiros aviões da BOEING não foram bem sucedidos e, por um tempo, os funcionários tiveram de trabalhar fazendo móveis e não avião.
D) O primeiro filme do WALT DISNEY foi um fracasso.
"SEU PRODUTO PODE FRACASSAR, MAS NEM POR ISSO SUA EMPRESA SERÁ UM FRACASSO (p. 25)."
"Os melhores líderes empresariais se movem quase do mesmo modo que os artistas. Eles querem CRIAR, CONSTRUIR algo verdadeiramente excepcional, que tenha impacto no mundo (p. 25)."
"A CRIATIVIDADE serve para começar, mas, se o maluco criativo não tiver um lado de CONSTRUTOR, de ORGANIZADOR, ele ficará no meio do caminho (p. 25)."
"Sam Walton [ fundador do Wal Mart] dizia que "tinha personalidade de um promotor de vendas e de um criador, mas a alma de um operador (p. 25)"
"A habilidade de operar, de construir, de organizar um sistema é que o levou tão longe. Não se fala muito disso porque é chato, requer disciplina, paciência, esforço, mas essa é a verdadeira história do sucesso americano (p. 25)."
Fonte: Revista Veja - 1/12/2010.
Autor de vários livros sobre management e mais recentemente escreveu "Como as gigantes caem", já vendeu mais de 6,5 milhões de livros ao longo da sua carreira e cobra 60.000 dólares por 45 minutos de palestra. Dos cerca de vintes convites que recebe para ministrar palestra, geralmente aceita um.
As principais reflexões do autor na entrevista concebida a Revista Veja e que tem como objetivo refletirmos sobre o futuro do management.
1. SOBRE CRISE E CAPITALISMO
"Existem várias forças que contribuem para a instabilidade. O mundo está mais complexo e mais interdependente. As empresas não são as únicas forças globalizantes (p.21)."
"Temos ainda a marcha contínua da mudança tecnológica na medicina, na eletrônica, na bioengenharia, na computação, criando coisas que nem imaginamos (p.21)."
Empreendedores brasileiros:"Fiquei impressionado com a naturalidade e o relativo conforto com que eles lidam com incerteza, tratando-a não como exceção. mas como um dado da vida (p.24)".
Empreendedorismo brasileiro:"mas o que me chamou atenção foi a RESILIÊNCIA deles, como se nunca entrassem em pânico... (p. 24)."
"A INCERTEZA É ESTRESSANTE, MAS NÃO PODE SER PARALISANTE (p.22)."
Finaliza essa parte dizendo "há outro aspecto relevante que faz Índia e Brasil sobressaírem no cenário mundial, a CRIATIVIDADE (p. 24)."
2. SOBRE EMPREENDEDORISMO & LIDERANÇA
"a autoconfiança [primeira característica do empreendedor] não deve ser confundida com a do Super-Homem... falo como sinônimo da FÉ INABALÁVEL de que as coisas vão dar certo, e não do sujeito que se julga capaz de superar qualquer obstáculo (p.25)."
"O Paradoxo de Stockdale [em homenagem ao oficial americano que passou anos em campos de concentração] nos ensina que, de um lado, é preciso ENCARAR OS FATOS, as DIFICULDADES, sem rodeios. Por outro lado, é preciso ter FÉ ABSOLUTA, férrea, de que os obstáculos serão superados (p.25)."
"A autoconfiança é essa combinação de reconhecer a dureza da realidade e conjugá-la com uma fé de Churchill [ex-primeiro ministro do Reino Unido durante a segunda guerra mundial] (p. 25)."
Empreendedores "não confunda sua empresa com seu produto. A maioria dos seus produtos não vai decolar, mas isso não deve selar o destino de sua empresa (p. 25)." Exemplos:
A) A SONY - Logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1946, começou a funcionar nas ruínas de um prédio bombardeado em Tóquio, e seu primeiro produto foi uma panela elétrica para fazer arroz. Não deu certo, mas empresa seguiu em frente (p. 25)."
B) HEWLETT-PACKARD (HP) - Seus primeiros 08 (oito) produtos não funcionaram.
C) Os primeiros aviões da BOEING não foram bem sucedidos e, por um tempo, os funcionários tiveram de trabalhar fazendo móveis e não avião.
D) O primeiro filme do WALT DISNEY foi um fracasso.
"SEU PRODUTO PODE FRACASSAR, MAS NEM POR ISSO SUA EMPRESA SERÁ UM FRACASSO (p. 25)."
"Os melhores líderes empresariais se movem quase do mesmo modo que os artistas. Eles querem CRIAR, CONSTRUIR algo verdadeiramente excepcional, que tenha impacto no mundo (p. 25)."
"A CRIATIVIDADE serve para começar, mas, se o maluco criativo não tiver um lado de CONSTRUTOR, de ORGANIZADOR, ele ficará no meio do caminho (p. 25)."
"Sam Walton [ fundador do Wal Mart] dizia que "tinha personalidade de um promotor de vendas e de um criador, mas a alma de um operador (p. 25)"
"A habilidade de operar, de construir, de organizar um sistema é que o levou tão longe. Não se fala muito disso porque é chato, requer disciplina, paciência, esforço, mas essa é a verdadeira história do sucesso americano (p. 25)."
Fonte: Revista Veja - 1/12/2010.
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