Evolução Inteligente

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Talento = Tem que ter atitude

O que é ser um talento¿ A algum tempo atrás , isso tinha a ver com a bagagem dos jovens candidatos. Ou seja, quando alguém fazia parte de uma das três melhores universidades do Brasil e falava inglês fluentemente, já era considerado um talento. E todo o resto passava a ser um algo a mais. Muitas pessoas, nesta época, não tinham inglês fluente e tampouco havia feito uma das faculdades eleitas, mas tinha algo que continua fundamental nos dias de hoje: O BRILHO NOS OLHOS.

O TEMPO PASSOU E HOJE O CONTEÚDO JÁ NÃO É UM DIFERENCIAL, MAS UMA OBRIGAÇÃO. Agora, vital é a atitude. E atitude, para quem está no começo da carreira, tem a ver com disponibilidade e vontade. Quem não se encanta ao entrevistar um jovem que nos contagia ao contar o que fez em tão pouco tempo de vida profissional¿ Não importa se foi algo pontual e até pequeno quando comparado ao tamanho da empresa. O que vale é ser protagonista da vida. Hoje os profissionais estão muito preocupados com o que a empresa vai dar em troca, e o termo “vestir a camisa” virou motivo de chacota para alguns. Esse comportamento faz parte daqueles que delegam a responsabilidade de seu futuro à empresa. E que dificilmente chegarão lá.
Sou da geração que valoriza o empenho e a força de vontade. Isto não tem a ver com o conceito de workaholic, ao contrário. O tempo fora da empresa é alimentado para a criatividade. É quando nós verdadeiramente gostamos do que fazemos e pensamos em como aumentar nossa contribuição até quando vamos a lugares de laser, tirando idéias.

Finalmente, para definir um talento hoje é necessário relacionarmos muitos adjetivos. Mas nada substitui o BRILHO DOS OLHOS aliados aos frutos colhidos com uma trajetória baseada nos valores. Isto nutri qualquer um que esteja iniciando no mundo corporativo.