Evolução Inteligente
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA
Cristina é coach executivo e com anos de experiência convive diariamente com esta realidade.
SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA, você sabe o que é isso?...Não só de fauna, flora, mares e rios se conversa de SUSTENTABILIDADE, mas também de AMBIENTE que você cria!!!
Leia este texto e conheças as COMPETÊNCIAS necessárias:
No mundo corporativo, a expressão Triple bottom line de Elkington (1998), tornou-se conhecida, indicando que, para garantir ações sustentáveis, as empresas devem alinhar os aspectos ambientais e sociais aos seus objetivos estratégicos, que também passam a ser fatores importantes na tomada de decisão e não somente os econômicos.
Enfrentando os diversos desafios de mercado, as empresas têm assim a responsabilidade de trazer os valores e premissas de sustentabilidade para os seus planejamentos e, principalmente, para o seu dia-a-dia operacional. Para tanto, deparam-se com importantes aspectos de sua cultura organizacional e com demandas de competências organizacionais e pessoais.
Conforme a fase de implantação do programa de sustentabilidade, várias são as competências que a empresa vai precisar contar, envolvendo desde seus funcionários de base, até líderes diversos e promotores dos valores da sustentabilidade.
Sendo assim, podem ser destacadas algumas competências, tais como:
- Competências estratégicas e de oportunidade: visão sistêmica dos âmbitos econômicos, sociais e ambientais; capacidade de identificar e superar barreiras à sustentabilidade; capacidade de escolha e construção de um plano de sustentabilidade adequado ao negócio.
- Competências de gerenciamento e comprometimento: persistência na condução das mudanças necessárias; capacidade de gerir as metas e diversos envolvimentos com os programas de sustentabilidade.
- Competências sociais: capacidade de influenciar e envolver os stakeholders; comunicação convincente; saber estabelecer parcerias; negociação; saber ouvir; capacidade de relacionamento com diversas comunidades; mediação de conflitos e trabalho em equipe.
- Competências de valores e ética: crença nos valores alicerces do conceito de sustentabilidade; saber praticar, agir, com base nesses valores.
Além das competências acima colocadas, diversas competências técnico-funcionais serão importantes frente a desafios da sustentabilidade, como: redução de materiais utilizados, da energia empregada e da dispersão de materiais tóxicos.
O desenvolvimento dessas competências pode, inclusive, agregar significativos diferenciais competitivos para a empresa em relação a seu mercado de atuação.
BY Mauricio Colella
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