Evolução Inteligente

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Cristina é coach executivo e com anos de experiência convive diariamente com esta realidade. SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA, você sabe o que é isso?...Não só de fauna, flora, mares e rios se conversa de SUSTENTABILIDADE, mas também de AMBIENTE que você cria!!! Leia este texto e conheças as COMPETÊNCIAS necessárias: No mundo corporativo, a expressão Triple bottom line de Elkington (1998), tornou-se conhecida, indicando que, para garantir ações sustentáveis, as empresas devem alinhar os aspectos ambientais e sociais aos seus objetivos estratégicos, que também passam a ser fatores importantes na tomada de decisão e não somente os econômicos. Enfrentando os diversos desafios de mercado, as empresas têm assim a responsabilidade de trazer os valores e premissas de sustentabilidade para os seus planejamentos e, principalmente, para o seu dia-a-dia operacional. Para tanto, deparam-se com importantes aspectos de sua cultura organizacional e com demandas de competências organizacionais e pessoais. Conforme a fase de implantação do programa de sustentabilidade, várias são as competências que a empresa vai precisar contar, envolvendo desde seus funcionários de base, até líderes diversos e promotores dos valores da sustentabilidade. Sendo assim, podem ser destacadas algumas competências, tais como: - Competências estratégicas e de oportunidade: visão sistêmica dos âmbitos econômicos, sociais e ambientais; capacidade de identificar e superar barreiras à sustentabilidade; capacidade de escolha e construção de um plano de sustentabilidade adequado ao negócio. - Competências de gerenciamento e comprometimento: persistência na condução das mudanças necessárias; capacidade de gerir as metas e diversos envolvimentos com os programas de sustentabilidade. - Competências sociais: capacidade de influenciar e envolver os stakeholders; comunicação convincente; saber estabelecer parcerias; negociação; saber ouvir; capacidade de relacionamento com diversas comunidades; mediação de conflitos e trabalho em equipe. - Competências de valores e ética: crença nos valores alicerces do conceito de sustentabilidade; saber praticar, agir, com base nesses valores. Além das competências acima colocadas, diversas competências técnico-funcionais serão importantes frente a desafios da sustentabilidade, como: redução de materiais utilizados, da energia empregada e da dispersão de materiais tóxicos. O desenvolvimento dessas competências pode, inclusive, agregar significativos diferenciais competitivos para a empresa em relação a seu mercado de atuação. BY Mauricio Colella