Evolução Inteligente

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QS - Inteligência Espiritual

A existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. Atualmente, segundo pesquisadores "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Onde vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".

O que é inteligência espiritual?

É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.
Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.

Qual a diferença entre QE(Inteligência Emocional) e QS(Inteligência Espiritual)?

A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.

Somente agora o mundo corporativo se preocupa com isso.

O mundo dos negócios atravessa uma crise de sustentabilidade. Suas atitudes e práticas atuais, centradas apenas em dinheiro, estão devastando o meio ambiente, consumindo recursos finitos, criando desigualdade global, conduzindo a uma crise de liderança nas empresas e destruindo a saúde e o moral das pessoas que trabalham ou cujas vidas são afetadas por elas. Espiritualidade nos negócios significa simplesmente trabalhar com um sentido mais profundo de significado e propósito na comunidade e no mundo, tendo uma perspectiva mais ampla, inspirando seus funcionários. Nós não sabemos mais o que é realmente a vida. Não sabemos qual é o jogo que jogamos nem quais são as regras. Falta-nos um sentido profundo de objetivos e valores fundamentais. Essa crise de significado é a causa principal do estresse na vida moderna e também das doenças. A busca de sentido é a principal motivação do homem. Quando essa necessidade deixa de ser satisfeita, a vida nos parece vazia. No mundo moderno, a maioria das pessoas não está atendendo a essa necessidade.

Pode se detectar os sintomas dessa crise na vida corporativa.

Desde o surgimento do capitalismo, há 200 anos, tudo que importa no mundo dos negócios é o lucro imediato. Isso criou uma cultura corporativa destituída de significado e de valores mais profundos. Nós apenas queremos mais dinheiro. Mas para quê? Para quem? Trabalhamos para consumir. É uma vida sem sentido. Isso afeta o moral, tanto dos dirigentes quanto dos empregados, sua produtividade e criatividade. E também afasta dos negócios preocupações mais amplas com o meio ambiente, a comunidade, o planeta e a sustentabilidade. O mundo corporativo é um monstro que se autodestrói porque lhe falta uma estrutura mais ampla de significado, valores e propósitos fundamentais. Há uma profunda relação entre a crise da sociedade moderna e o baixo desenvolvimento da nossa inteligência espiritual.

O líder espiritualmente inteligente é um líder inspirado pelo desejo de servir, uma pessoa responsável por trazer visão e valores mais altos aos demais e por lhes mostrar como usá-los. É uma pessoa que inspira as outras. Gente como o Dalai Lama, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi. No mundo dos negócios, Richard Branson, da Virgin, é um líder espiritualmente inteligente. Ele está muito preocupado com o meio ambiente e a comunidade. É muito espontâneo, tem visão e valores, tem perspectivas amplas.
Para desenvolver a inteligência espiritual é necessário tomarmos consciência das dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes e trabalhando para desenvolvê-las. Procurando mais o porquê e as conexões entre as coisas, trazendo para a superfície as suposições que fazemos sobre o sentido delas, tornando-nos mais reflexivos, assumindo responsabilidades, sendo honestos conosco mesmos e mais corajosos. Tornado-nos conscientes de onde estamos, quais são nossas motivações mais profundas. Identificando e eliminando obstáculos. Examinando as numerosas possibilidades, comprometendo-nos com um caminho e permanecendo conscientes de que são muitos os caminhos.

As pessoas espiritualmente inteligentes podem beneficiar as corporações.

As pessoas com QS elevado querem sempre fazer mais do que se espera delas. Algo para além da empresa. Quem trabalha unicamente por dinheiro não faz o melhor que pode. Nas empresas em que se busca desenvolver espiritualmente os funcionários, a produtividade aumenta porque eles ficam mais motivados, mais criativos e menos estressados. As pessoas dão tudo de si quando se procura um objetivo mais elevado. Se as organizações derem espaço para as pessoas fazerem algo mais, se souberem desenvolver em cada indivíduo sua inteligência espiritual, terão mais resultados e mais rapidamente.

Conheça as dez qualidades essenciais de quem possui inteligência espiritual
No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10. Têm compaixão



Danah Zohar - Física Quântica e Filósofa

Coaching Pessoal & Profissional

-O que é Coaching Profissional?

Coaching profissional é um processo com uma nova metodologia para mudanças efetivas e que gerem ascensão profissional e de vida.
O processo de Coaching adota uma abordagem integral e é realizado por meio de atendimento personalizado, onde são construídas ações que visam à conquista de objetivos e metas pessoais e profissionais.

Para que fazer Coaching ?

Coaching usa todo o conhecimento e a experiência do participante para capacitá-lo criar e desenvolver suas próprias boas práticas, conexões e recursos para otimizar a performance, potencializar realizações e acelerar a carreira.

Resultados

Foco em ações específicas e mensuráveis e descoberta de alternativas que irão transformar intenções em metas e ações em resultados efetivos.

- Coaching Corporativo

Coaching é competência de gestão e liderança em ação.
No campo empresarial o coaching é realizado para aumentar e desenvolver as competências dos executivos para que se tornem líderes mais efetivos e eficazes.

Resultados

O retorno no investimento com o coaching é bastante alto para as empresas que investem nesta metodologia inovadora e potencializadora.
O processo de coaching transforma possibilidades em realidade e potencial em excelência.
Assim como na gestão, coaching lida com a supervisão, avaliação e alcance dos objetivos traçados.

- Coaching de Equipe

O coaching de equipe acontece individualmente, com vários participantes ao mesmo tempo, intermediados pelo Coach, para que se repensem enquanto grupo e potencializem-se enquanto um verdadeiro time de trabalho.

Resultados

A abertura criada no processo de coaching, através do levantamento das principais lacunas e potencialidades da equipe, facilitada pelo processo de feedback estruturado, promove a construção coletiva dos principais passos futuros para a evolução das metas traçadas pela equipe.


- Life Coaching

O Life Coaching é um processo para ser desenvolvido em momentos chave da vida. Visa alcançar a totalidade da pessoa, desenvolver um up grade na vida para vê-la sob novos ângulos, reorganizá-la ou revê-la.
Objetiva gerar mais satisfação nas diversas áreas da vida, direcionando mais positivamente a utilização da energia vital.

Resultados

Direcionar-se para ser a melhor pessoa que desejar e conseguir ser.
Viver a vida de forma mais positiva e abundante.
Que pessoa você tem que se tornar para conseguir ser quem você quer?


- Síntese

Finalmente, Coaching é um processo extremamente atual, inovador e adequado à realidade global que vivemos neste momento.
Hoje e no futuro, o coaching será crucial para aumentar a flexibilidade individual e o desempenho de sucesso dos profissionais, das equipes e das organizações que desejam permanecer competitivas, pois mudança é a regra e Coaching estimula a determinação e o foco para potencializar a capacidade e as competências para o máximo desempenho.
É um processo de investigação, reflexão, aprendizado, realizações, conquistas e evolução contínua.

-Modalidades

* Sessões presenciais realizadas em local a combinar(preferencial).

* Sessões por telefone ou por skype, realizadas pelo participante como melhor lhe convier.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você se comporta bem no trabalho? Atitudes podem atrapalhar a sua carreira!

O ambiente de trabalho não precisa ser um lugar formal, cheio de regras expressas sobre o que se pode e o que não se pode fazer. Mas não é por isso que tudo é tolerável. Manter o bom senso e agir com razoabilidade, respeitando os colegas é fundamental.

1 – Conviver com uma pessoa elegante no trabalho faz bem. Procure ter uma postura elegante. Isso vai da maneira de se vestir ao jeito de se comportar ao telefone.

2 – Quanto ao jeito de se vestir, procure não usar cores muito fortes no ambiente de trabalho, como rosa fúcsia, amarelo canário, verde limão. Esses tons são fortes demais para usá-los logo às 8h da manhã. Procure utilizar os tons neutros e escuros, e, se for o caso, jogar um acessório com uma cor diferente.

3 – O ambiente de trabalho normalmente tem o formato de estações, onde um está de frente ou ao lado de vários outros colegas. Assim, todo o cuidado ao falar ao telefone ou com um colega é fundamental. Muitas pessoas não percebem que falam alto demais ao telefone. É muito deselegante. Pior ainda quando a pessoa resolve gargalhar. Todo mundo vai querer saber o que é. Distrai e você dá o direito de ser invadido. Sugestão: atenção ao seu volume de voz ao falar ao telefone e também com o colega ao lado. Tente sempre falar com tom suave.

4 – Outro problema com as estações de trabalho. Algumas parecem o quarto da pessoa. Têm dezenas de badulaques – de bichinhos de pelúcia a todos os tipos de porta-retrato, com fotos da pessoa na praia, segurando um copo de caipirinha. Não é uma atitude elegante poluir a estação de trabalho. Uma foto da família tudo bem, mas expor demais intimidades não é adequado.

5 – Ficar ouvindo musica com headfone ou até na caixa de som do computador: infelizmente, ambas as atitudes demonstram desrespeito com o colega do lado. Em uma você está no “seu mundo”, não no da empresa. No outro, pode forçar alguém a escutar música quando não quer, pois algumas pessoas não conseguem se concentrar se tem música no ambiente, ou forçar o outro a ouvir um estilo que não lhe agrada.

6 – Dar a vez para uma pessoa passar no corredor é muito elegante. Mulheres ou homens.

7 – Chamar um colega para tomar um cafezinho também é uma atitude agradável. Principalmente se ele acaba de ser contratado na empresa e ainda não conhece ninguém. Mas cuidado para não parecer que você não tem nada para fazer além do social na empresa. Fazer as vezes de aglutinador de pessoas é um papel muito simpático.

8 – Cuidado com a música de alarme do seu celular. Pode parecer um absurdo mas ele revela muito a seu respeito. A música “creu”, por exemplo. Imagine esse toque no celular, no meio do expediente. Muito desagradável. Algumas empresas solicitam aos funcionários que deixem o toque no silencioso para não incomodar o colega. É uma atitude elegante, essa.

9 – Em reuniões de trabalho cuidado para não querer aparecer demais. Escute o que todos têm a dizer e dê sua opinião. Não interrompa a pessoa, mesmo que esteja dizendo algo absurdo. Ao invés de dizer “não diga uma bobagem dessas”, fale “minha opinião é diferente da sua. Acredito que…” Não deprecie um colega na frente dos demais (mesmo que ele seja uma pessoa desagradável), pois fica mal para você esse tipo de atitude.

10 – Mesmo que você trabalhe em ambientes mais descontraídos, que permitam certa liberdade nas atitudes, não esqueça que lidar com educação e consideração para com o colega é passaporte certo para adquirir respeito e colaboração quando você passar a chefiá-los.

Aceite Feedback!

domingo, 24 de outubro de 2010

7 dicas para evitar gestos que revelam nervosismo e ansiedade na entrevista de emprego

Li esta matéria e achei interessante compartilhar com vocês.

Preparo e controle emocional são fundamentais para alcançar êxito e transmitir tranquilidade ao entrevistador nesta fase do processo de seleção.
Balançar as pernas, mexer os braços exageradamente, tamborilar os dedos, arregalar os olhos, passar as mãos nos cabelos, roer unhas são gestos que denunciam nervosismo e ansiedade e prejudicam sua performance em uma entrevista de emprego. Mais que isso, são sinais de insegurança e refletem, assim, sua condição emocional. Podem, por essa razão, eliminar o candidato em um processo seletivo.

“Ocorre, muitas vezes, de o candidato selecionado para vagas de emprego não ter tanto talento quanto o concorrente. O grande diferencial, nesse caso, é o quanto o entrevistador sente confiança ao conversar com ele”, explica o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki.
“O esperado é que, mesmo diante da ansiedade, o candidato tenha autocontrole e equilíbrio. Caso isso não ocorra, será notado pela expressão corporal. Os gestos são reflexos do nosso estado emocional”, atesta Stefania Giannoni, consultora e headhunter especialista no desenvolvimento de pessoas.

Confira dicas dos consultores para evitar gestos inapropriados no cara a cara com o entrevistador:

1. Controle a respiração
A respiração profunda e suave massageia os órgãos e ativa o sistema circulatório dando a sensação de prazer e serenidade. Respiração curta e rápida, ao contrário, transmite medo, insegurança.

2. Ative uma imagem mental positiva
Este exercício é um recurso da neurociência que consiste em construir no cérebro a imagem de um fato que ainda está por acontecer. Dessa forma, antes da entrevista, o candidato já se imagina diante do selecionador e se submete às regras de etiqueta corporativa como se estivesse passando pela situação. É uma atividade de concentração, preparo. Diante do entrevistador a sensação será de déjà vú.

3. Antes de falar, ouça
Saiba o que o selecionador quer ouvir de você; responda ao que ele está perguntando. Na ânsia de falar o candidato pode transmitir conteúdos irrelevantes para o momento, afirmam consultores empresariais. O ideal é interagir com o entrevistador.

4. Seja empático
Quando assistimos a um filme em que o sofrimento da (s) personagem (ns) é constante emocionamo-nos. Isso ocorre porque a cena, mesmo fictícia, ativa em nosso cérebro as áreas responsáveis pela emoção. Cria-se uma empatia com as personalidades da tela. Na entrevista de emprego, do mesmo modo, perceba o movimento do entrevistador e acompanhe-o de forma parecida.

5. Olhe nos olhos do entrevistador
A sintonia com o olhar é fundamental; não desvie os olhos do entrevistador. Demonstre total atenção ao que ele diz. Faça-se presente.

6. Comunique-se adequadamente
A fala deve acompanhar o gestual e vice-versa. Fale de modo claro e ponderado. Tenha cautela: não queira passar o máximo de conteúdo em tempo inábil. Selecione as informações mais importantes. Transmita suas ideias de forma articulada.

7. Prepare-se para a entrevista
Simular uma entrevista de emprego com um parente ou amigo pode ser uma maneira eficaz de alcançar a excelência no contato com o selecionador. É importante conhecer ainda suas habilidades e competências e saber transmiti-las verbalmente.

Preparo é fundamental, mas é preciso cautela para não deixar de ser você e encarnar um personagem, adverte a consultora Stefania Giannoni. Segundo ela, o candidato deve agir com naturalidade, ter postura firme e sentar-se adequadamente. “Alguns indícios como dilatação da pupila, suor e rubor das faces podem nos dar subsídios para saber se a pessoa está falando ou não a verdade. As pessoas não conseguem simular por muito tempo.”

Atitudes que "arranham" sua imagem profissional

Há coisas que nunca saem de moda. Uma delas é a etiqueta corporativa. Pena que muitos profissionais vivem esbarrando nas regras (nem sempre documentadas) do bom convívio. Geram animosidades e comprometem o rendimento no trabalho. “A competência técnica é essencial para ocupar um cargo, mas é o comportamento que vai indicar se o profissional se manterá na empresa e será promovido ou não”.
Além de afetar a imagem profissional, uma conduta inadequada quebra a relação de confiança entre empresa e cliente. “Se por um lado falta mão de obra qualificada para ocupar alguns postos, por outro há uma competição acirrada no mercado de trabalho”
As consequências de atitudes impróprias no meio empresarial, contudo, nem sempre ocorrem instantaneamente. De forma sutil, seu chefe pode tirar responsabilidades suas por entender que seu comportamento é incompatível com dada tarefa. Pode ainda transferir você de área ou mudar para um cargo de menor importância e visibilidade. Nem por isso vai se sentir necessariamente na obrigação de lhe dizer a real causa das decisões. É o profissional quem deve avaliar suas posturas. Menos atribuições no trabalho, indicam pouco crédito. O próximo passo pode ser a demissão. “Tropeços na carreira são inevitáveis”. “Todavia, torna-se difícil reverter uma situação quando já se criou uma imagem desfavorável”,

Deslizes mais comuns no ambiente de trabalho:

1. Usar o telefone ou celular sem critériosFalar alto ao telefone atrapalha a concentração do colega ao lado ou irrita o cliente à espera de atendimento. Tão desagradável quanto interromper uma reunião para atender ao celular que deveria estar desligado ou no vibra call.

2. Atrasar-se habitualmente
Atrasos podem ser interpretados como falta de organização e planejamento ou desinteresse no trabalho. A empresa pode ainda perder oportunidades de negócio por conta deste deslize.

3. Tomar o espaço do outro
Alguns profissionais não se organizam o suficiente para usar o ambiente a eles destinado. Quando a mesa se transforma em pilhas de papel e documentos não há mais lugar para colocar seus pertences. Por isso, utilizam erroneamente o espaço alheio.

4. Fazer rádio-peão (nos corredores e nas redes)
Falar mal do chefe ou da empresa, além de ser antiético, é uma das principais causas de demissão. Fazer comentários maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a imagem profissional. O perigo aumenta quando informações são registradas nas redes sociais. Especialistas recomendam muito cuidado com os desabafos.

5. “Esquecer” do trabalho
Alguns profissionais vão até a área de café para tomar um lanche ou aliviar um pouco a tensão e perdem a noção do tempo. Demonstram falta de compromisso e responsabilidade e acumulam trabalho. Outros passam grande parte do tempo na internet pesquisando assuntos de ordem pessoal.

6. Enviar e-mails com erros grotescos de português
É preciso cautela com abreviações. Elas podem causar erros de interpretação. Não se deve enviar mensagens ao chefe, colegas e clientes como se estivesse conversando com um amigo pelo Messenger. O e-mail visa à otimização do trabalho. Analise a sua pertinência e o releia antes de enviá-lo.
7. Fazer da mesa de trabalho a área de café ou a “estante” de casa
Comer na mesa de trabalho é anti-higiênico. Pode gerar danos à saúde e conflitos. Deteriora ainda os recursos do trabalho. Da mesma forma, poluir a mesa com fotografias, imãs, bilhetes etc não condiz com uma conduta profissional. Tenha bom senso ao colocar qualquer objeto pessoal na mesa de trabalho.

8. Esquecer ou errar o nome do cliente
Uma das situações mais embaraçosas é não lembrar ou errar o nome do cliente. Revela falta de atenção e de interesse. Caso considere necessário, anote o nome discretamente para não escorregar.

9. Cumprimentar com intimidade
Este tipo de deslize, na maioria das vezes, é cometido por ingenuidade ou falta de conhecimento da etiqueta corporativa. A regra é cumprimentar com um aperto de mão. A iniciativa do beijo deve ser sempre da mulher.

10. Vestir-se inadequadamente
Muito se fala sobre trajes no ambiente de trabalho, no entanto, o assunto continua atual. O fato é que ainda há pessoas - principalmente mulheres - que vão ao trabalho como se estivessem indo a uma festa. O exagero se estende à maquiagem, aos acessórios, ao perfume. Por outro lado, existem profissionais que não cuidam da imagem. Cabelos e barbas devem estar sempre bem feitos, sapatos engraxados, roupas bem passadas. O tipo de traje vai depender muito do perfil da empresa, mas uma coisa é certa: você não deve chamar mais atenção que a sua competência.

Dicas para turbinar na sua carreira

Olá leitores, compartilho com vocês algumas regrinhas básicas.

1. Limpe a sua agenda, jogue na lixeira todos os contatos que não servem para nada.

2. Reserve 30 minutos por dia para meditar, qualquer coisa, mas medite!

3. Caminhe no mínimo por 30 minutos por dia, sem celular, sem relógio, sem música, sem pensar em nada.

4. Prepare um café da manhã especial para você, com frutas, sucos, geléias, pão fresco e uma tortinha.

5. Vá ao seu médico fazer um check up.

6. Leia um livro que não tenha nada a ver com sua carreira.

7. Vá em frente a um espelho e pergunte: Quem é você?

8. Ao sair de casa dê um abraço nas pessoas que você ama, ou telefone.

9. Fique 60 minutos sem julgar ninguém.

10. Defina um objetivo para sua carreira...

Autor : Aristides Girardi