Evolução Inteligente

domingo, 21 de agosto de 2011

Como Gerenciar Equipes de Alta Performance

Gerenciar equipes de alta performance, significa ter a coragem de dirigir, orientar, treinar, buscar alternativas voltadas para o resultado final... É bem mais do que ter carisma e determinação, que são importantes, mas se tornam competências vazias se o resultado não for atingido. É necessário canalizar o potencial e a energia da equipe, sem desperdícios, utilizando ferramentas claras e objetivas voltadas para atingir resultados, superar objetivos, ultrapassar metas, planejar o sucesso, atingir lucro

As Alavancas para Gestão de Equipes de Alta Performance:

1. Plano de Desempenho – Compreende o conjunto de etapas e atividades atribuídos ao colaborador (membro da equipe), que será executada por ele e que servirá de base para a avaliação dos resultados de forma clara.

2. Plano de Indicadores – É o detalhamento do resultado esperado por etapa, atribuído ao Plano de Desempenho relacionado com a quantidade/qualidade, prazo e custo. Os indicadores de resultado possibilitam a avaliação objetiva e impessoal do desempenho previsto.

3. Plano de Verificação dos Resultados – São os dados/informações que serão extraídos no decorrer da "DO" (EXECUÇÃO), que possibilitarão comprovar se as atividades estão sendo realizadas. São portanto, o detalhamento de como será a medição dos resultados atingidos pela equipe.

4. Plano de Divulgação – Representa o envolvimento de toda a equipe de colaboradores através da declaração do Plano de Desempenho. É parte fundamental do processo de comprometimento e construção coletiva do resultado.

5. O líder não deve pensar na execução como o lado tático do negócio (planejamento dos recursos), alguma coisa que pode ser delegada. Executar é uma disciplina, um sistema por si. É portanto, a missão principal do líder.

6. Relatório é a verificação formal dos resultados alcançados naquela etapa e comparados com os indicadores estabelecidos. É um comparativo entre PREVISTO versus REAL ou Plano de Indicadores versus Realizado ou Executado.

7. Ações de desenvolvimento sob responsabilidade do Gestor – É a verificação formal do desempenho do colaborador por seu gestor e deve descrever as recomendações gerenciais orientadas para a melhoria do desempenho do colaborador (coaching) em caso de não superação do previsto naquela etapa. Deverá definir ações a serem atendidas na própria área de trabalho, tais como, treinamento, aconselhamento, leitura orientada, entre outras ações. Considere também nesta etapa, um plano de reconhecimento, caso o desempenho individual naquela etapa esteja acima do previsto. Garanta nesta etapa o cumprimento das etapas subseqüentes.

8. Ações de desenvolvimento assumidos pelo colaborador – Referem-se a compromissos assumidos pelo membro da equipe que dizem respeito a seu crescimento pessoal e profissional. Esta declaração de melhoria avalia também a aceitação plena do coaching, com iniciativas claramente perceptíveis por parte da equipe, do líder e principalmente e do resultado esperado.

9. Elaboração e divulgação do NOVO Plano de Desempenho – as metas e plano de indicadores globais precisam ser replanejados e amplamente divulgados, buscando-se recuperar o tempo e recursos perdidos ou acordar uma saudável aceleração dos resultados finais em caso de superação das metas naquela etapa.

Liderar para a execução é o verdadeiro trabalho de gestão de um negócio. Requer que o líder esteja profunda e totalmente envolvido com sua empresa e equipe, pois precisa ser franco consigo e com os outros sobre sua realidade.

"As coisas que deveriam acontecer, não acontecem. Ou as empresas não são capazes de fazer com que elas aconteçam ou os líderes avaliam mal os desafios que as empresas enfrentam, ou ambos" ( Livro Execução, A disciplina para atingir resultados de Larry Bossidy e Ram Charan, capitulo 1)

Cristina-granado@evolucaointeligente.com.br
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