Evolução Inteligente

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você se comporta bem no trabalho? Atitudes podem atrapalhar a sua carreira!

O ambiente de trabalho não precisa ser um lugar formal, cheio de regras expressas sobre o que se pode e o que não se pode fazer. Mas não é por isso que tudo é tolerável. Manter o bom senso e agir com razoabilidade, respeitando os colegas é fundamental.

1 – Conviver com uma pessoa elegante no trabalho faz bem. Procure ter uma postura elegante. Isso vai da maneira de se vestir ao jeito de se comportar ao telefone.

2 – Quanto ao jeito de se vestir, procure não usar cores muito fortes no ambiente de trabalho, como rosa fúcsia, amarelo canário, verde limão. Esses tons são fortes demais para usá-los logo às 8h da manhã. Procure utilizar os tons neutros e escuros, e, se for o caso, jogar um acessório com uma cor diferente.

3 – O ambiente de trabalho normalmente tem o formato de estações, onde um está de frente ou ao lado de vários outros colegas. Assim, todo o cuidado ao falar ao telefone ou com um colega é fundamental. Muitas pessoas não percebem que falam alto demais ao telefone. É muito deselegante. Pior ainda quando a pessoa resolve gargalhar. Todo mundo vai querer saber o que é. Distrai e você dá o direito de ser invadido. Sugestão: atenção ao seu volume de voz ao falar ao telefone e também com o colega ao lado. Tente sempre falar com tom suave.

4 – Outro problema com as estações de trabalho. Algumas parecem o quarto da pessoa. Têm dezenas de badulaques – de bichinhos de pelúcia a todos os tipos de porta-retrato, com fotos da pessoa na praia, segurando um copo de caipirinha. Não é uma atitude elegante poluir a estação de trabalho. Uma foto da família tudo bem, mas expor demais intimidades não é adequado.

5 – Ficar ouvindo musica com headfone ou até na caixa de som do computador: infelizmente, ambas as atitudes demonstram desrespeito com o colega do lado. Em uma você está no “seu mundo”, não no da empresa. No outro, pode forçar alguém a escutar música quando não quer, pois algumas pessoas não conseguem se concentrar se tem música no ambiente, ou forçar o outro a ouvir um estilo que não lhe agrada.

6 – Dar a vez para uma pessoa passar no corredor é muito elegante. Mulheres ou homens.

7 – Chamar um colega para tomar um cafezinho também é uma atitude agradável. Principalmente se ele acaba de ser contratado na empresa e ainda não conhece ninguém. Mas cuidado para não parecer que você não tem nada para fazer além do social na empresa. Fazer as vezes de aglutinador de pessoas é um papel muito simpático.

8 – Cuidado com a música de alarme do seu celular. Pode parecer um absurdo mas ele revela muito a seu respeito. A música “creu”, por exemplo. Imagine esse toque no celular, no meio do expediente. Muito desagradável. Algumas empresas solicitam aos funcionários que deixem o toque no silencioso para não incomodar o colega. É uma atitude elegante, essa.

9 – Em reuniões de trabalho cuidado para não querer aparecer demais. Escute o que todos têm a dizer e dê sua opinião. Não interrompa a pessoa, mesmo que esteja dizendo algo absurdo. Ao invés de dizer “não diga uma bobagem dessas”, fale “minha opinião é diferente da sua. Acredito que…” Não deprecie um colega na frente dos demais (mesmo que ele seja uma pessoa desagradável), pois fica mal para você esse tipo de atitude.

10 – Mesmo que você trabalhe em ambientes mais descontraídos, que permitam certa liberdade nas atitudes, não esqueça que lidar com educação e consideração para com o colega é passaporte certo para adquirir respeito e colaboração quando você passar a chefiá-los.

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